quarta-feira, 27 de abril de 2022

“Comandante, estou cercado por idiotas, o que fazer?”








É até possível que exista um idiota ou outro, mas quando começamos a achar que todos são idiotas existe um problema aí: E SOMOS NÓS MESMOS!

Ryan Holiday em seu livro “O Ego é seu Inimigo”, destaca que:


Com o sucesso, e em particular com o poder, vêm algumas das maiores e mais perigosas ilusões: ARROGÂNCIA, CONTROLE e PARANOIA.


1️⃣ A ARROGÂNCIA supõe: isto é meu; eu mereço. Ao mesmo tempo, despreza outras pessoas. Ela nos faz superestimar nossas capacidades, fornecendo julgamentos generosos para nossas perspectivas, e cria expectativas ridículas.


2️⃣ O CONTROLE diz: tudo deve ser feito do meu jeito, até as menores coisas, até as coisas mais irrelevantes. Ele pode se transformar em perfeccionismo paralisante ou em milhares de batalhas cujo único intuito é o de exercer sua vontade.


3️⃣ A PARANOIA pensa: não posso confiar em ninguém; estou completamente sozinho nisso. Diz ainda: estou cercado por idiotas. Não basta que eu me concentre em meu trabalho, em minhas obrigações e em mim mesmo. Também preciso orquestrar até o mínimo detalhe várias maquinações nos bastidores, pegá-los antes que me peguem; corrigi-los pelos menores deslizes que eu perceber.


Antes de mais nada, verifique as suas vidraças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...