domingo, 18 de dezembro de 2022

O quanto você acha que sabe sobre liderança?








De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transbordarmos autoconfiança.

O nome é uma homenagem a dois professores de psicologia americanos, David Dunning e Justin Kruger, que investigaram o fenômeno.


🎯 Sobre o GRÁFICO:

1️⃣ Vemos que, no início, por não ter noção do que se trata (ignorância) há um excesso de autoconfiança. Entretanto, à medida que vai aumentando a sua competência (conhecimento + habilidade + atitude) nosso líder percebe que há muito a aprender e o nível de autoconfiança cai (insegurança);


2️⃣ À medida que vai adquirindo mais experiência, sua autoconfiança volta a subir; e


3️⃣ Finalmente, quando ele chega na parte mais a direita do gráfico (expert), por descobrir que sempre há muito a apreender e os contextos mudam o tempo todo, tende a subestimar seus conhecimentos por sentir facilidade em executá-los e, assim, têm uma falsa percepção de que não são tão diferenciados da média.


⚠️ Aqui eu usei “LIDERANÇA”, mas o efeito pode ser observado em praticamente todos as temáticas.

👊🏾🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...