domingo, 24 de abril de 2022

“Comandante, como tornar os VALORES uma realidade?”








Como posso saber se aos olhos da minha organização eu represento os seus valores?

🎯 Os VALORES são a fotografia; os COMPORTAMENTOS são o filme!


Tem sido comum aquelas declarações de valores politicamente corretas, mas que não fazem parte do dia a dia das organizações (cultura). 


Segundo Richard Barrett, para ser bem-sucedido na “corrida dos valores”, os valores que a sua organização escolher não devem apenas estar alinhados com os valores que regem a vida dos seus funcionários e a que eles aspiram, mas devem também estar alinhados com os valores da sociedade onde você opera.


🎯 Apresento abaixo a lista de alguns COMPORTAMENTOS que comunicam o valor CORAGEM, que empreguei quando estive à frente do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas:


1️⃣ Eu cumpro com a minha palavra;

2️⃣ Digo a verdade;

3️⃣ Admito os meus erros;

4️⃣ Assumo responsabilidades (não as transfiro);

5️⃣ Mudo quando as coisas não saem como esperado;

6️⃣ Falo o que penso, mantendo o respeito, independentemente de quem ouve ser superior ou subordinado;

7️⃣ Defendo meus subordinados, mas, se necessário, irei puni-los;

8️⃣ Faço o que deve e precisa ser feito; e

9️⃣ Assumo riscos calculados.


Logicamente, isso continua válido pra mim nos dias de hoje. 

👊🏾🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...