quinta-feira, 20 de maio de 2021

Descubra porque você precisa de um COACH!



Encontrar alguém que possa lhe guiar na jornada de se tornar um líder melhor não deveria ser motivo de vergonha ou chacota, pois as pessoas se orgulham de dizer com quem estão treinando na musculação, no CrossFit, no jiu-jitsu etc.


Bem, eu não virei “coach”. Usei a palavra coach, mas poderia ter escrito MENTOR. Tecnicamente existem diferenças entre coaching e mentoring, mas para esse primeiro conteúdo, o conceito de mentoring vai servir. E para não acharem que fiquei maluco, gostaria de informar que o nosso Corpo de Fuzileiros Navais também possui um programa interno de mentoria, o Programa de Orientação e Acompanhamento de Oficiais (PROA-CFN). 


Eu também achei no início que esse negócio de coaching seria só mais uma modinha, mas era arrogância e desconhecimento da minha parte. E inegável que há oportunistas nessa área (como em qualquer outra), mas a verdade é que tudo isso é bem mais antigo; o que mudou foi a necessidade das pessoas de apresentarem um DESEMPENHO diferenciado no campo profissional. Quanto menos instável é sua atividade, mais você vai precisar se profissionalizar e se destacar positivamente. É comum em carreiras com maior estabilidade as pessoas acharem que coaching é desnecessário, mas até mesmo nessas profissões há necessidade de se destacar nas áreas gerencial e de liderança. 


Você certamente conhece pessoas (talvez você mesmo) que planejam correr uma maratona, participar de um Iron Man ou participar de uma competição de fisiculturismo, por exemplo. Pra isso, contratam profissionais experientes que irão lhe mostrar o passo a passo para realizar essa empreitada. 


Toda equipe esportiva possui um técnico, treinador ou coach... Tudo isso com um propósito de obter um melhor RENDIMENTO e se DESTACAR positivamente entre as demais. Aqui fica claro que um coach não é alguém que vai te dizer o que você quer ouvir ou falar frases motivacionais, ele vai te conduzir até seu objetivo (e vai doer rs). Um verdadeiro coach não vai te confortar, muito pelo contrário, vai te CONFRONTAR e expor todas as suas feridas. Mas isso é parte do processo.


E mesmo que seu único adversário seja você mesmo, chega um momento em que você atinge seu limite e pode começar a se sentir PRETERIDO por outras pessoas.


No processo de LIDERAR ou FORMAR novos LÍDERES não é diferente: Quem é a sua referência? Que técnicas você usa para melhorar o rendimento de sua equipe? Que exemplos você dá?


Não seja INGÊNUO (ou ARROGANTE) a ponto de achar que já sabe de tudo ou que sua carreira já te preparou para todas as situações. Todos nós precisamos de alguém que nos oriente e que extraia o melhor de nós, pois essas pessoas têm a capacidade de enxergar o que não vemos. Enquanto você está aí fazendo piadas com o “coaching”, alguns de seus pares (ou concorrentes) estão obtendo resultados melhores que o seu. Depois não seja COVARDE a ponto de dizer que tiveram sorte ou eram “apadrinhados” de alguém. 


Voltando ao ponto inicial: Uma coisa que os atletas profissionais (e atualmente até amadores) sabem é que precisam de um coaching. Você se julga PROFISSIONAL na sua área de atuação? Então me diga, quem é o seu COACH? 


E não se engane, pois a forma como você ACHA que as pessoas te veem pode ser bem diferente da forma como de fato você é visto.


Seu título faz de você um gestor; seu pessoal faz de você um líder.”  Donna Dubinsky


LIDERE-SE!

👊🏾🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...