domingo, 18 de dezembro de 2022

O quanto você acha que sabe sobre liderança?








De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transbordarmos autoconfiança.

O nome é uma homenagem a dois professores de psicologia americanos, David Dunning e Justin Kruger, que investigaram o fenômeno.


🎯 Sobre o GRÁFICO:

1️⃣ Vemos que, no início, por não ter noção do que se trata (ignorância) há um excesso de autoconfiança. Entretanto, à medida que vai aumentando a sua competência (conhecimento + habilidade + atitude) nosso líder percebe que há muito a aprender e o nível de autoconfiança cai (insegurança);


2️⃣ À medida que vai adquirindo mais experiência, sua autoconfiança volta a subir; e


3️⃣ Finalmente, quando ele chega na parte mais a direita do gráfico (expert), por descobrir que sempre há muito a apreender e os contextos mudam o tempo todo, tende a subestimar seus conhecimentos por sentir facilidade em executá-los e, assim, têm uma falsa percepção de que não são tão diferenciados da média.


⚠️ Aqui eu usei “LIDERANÇA”, mas o efeito pode ser observado em praticamente todos as temáticas.

👊🏾🇧🇷

sábado, 17 de dezembro de 2022

Frases clássicas de Henry Ford








“Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito ‘cavalos mais rápidos.” - Henry Ford.

Henry Ford (1863-1947) foi um empresário norte-americano, o fundador da Ford Motor Company. Foi o primeiro a implantar a linha de montagem em série na fabricação de automóveis. Foi um grande inventor, responsável por 161 patentes.

👊🏾🇧🇷

Frases clássicas de Mahatma Gandhi








Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um líder pacifista indiano. Principal personalidade da independência da Índia, então colônia britânica. Ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio de seu projeto de não violência.

👊🏾🇧🇷

“Comandante, quando o cuidado com os liderados vira microgerenciamento?








Intervir ou não intervir, eis a questão…

Pegando uma carona com o termo “pais-helicóptero”, um “LÍDER-HELICÓPTERO” seria alguém que fica o tempo todo rodeando seus liderados de modo a estar sempre disponível quando situações ocorressem. Basicamente duas coisas podem acontecer:

1️⃣ Formar liderados dependentes; ou

2️⃣ Deixá-los extremamente desgostosos com esse líder, devido à aparente falta de confiança. 


⚠️ Liderar é uma ARTE: para que o processo de formação de novos líderes funcione, é fundamental que confiemos e conheçamos nossos liderados. 


🎯 Deixe eles “na onça” um pouquinho 😅

Como sempre digo: “Dar o EXEMPLO não é assumir as tarefas dos outros.”


 Devemos dar a eles a oportunidade de resolverem os próprios problemas em seus respectivos níveis de atuação.


🥇Já posso adiantar: fazer isso é extremamente difícil, mas é exatamente o que um bom Líder deve fazer!

👊🏾🇧🇷

Frases do General Louis Bouchacourt








“Nascido em 1884, o General Louis Édouard Joseph Bouchacourt, que concluiu em 1906 o curso da famosa Escola Militar de Saint-Cyr, fez a maior parte da sua carreira militar no comando da Infantaria, tendo participado das duas grandes Guerras.

1️⃣ Como Comandante de Batalhão participou das principais batalhas da 1ª Guerra Mundial, particularmente em Verdun e nas grandes ofensivas finais. Três vezes ferido, foi feito Cavaleiro da Legião de Honra no campo de batalha de Saillisel, no Somme e condecorado com a Cruz de Guerra, com 7 citações, das quais 4 em Ordem do Dia do Exército.


2️⃣ Durante a 2ª Guerra Mundial, o General Bouchacourt comandou Infantaria da 42.o Divisão, que operava em Metz. Depois de ter comandado os destacamentos avançados na frente da Linha Maginot, tomou parte na Batalha da França, sôbre o Aisne, de 9 a 13 de junho de 1940, na região de Reims.”


Trecho do livro “Ensaio sobre a Psicologia da Infantaria”, do então Tenente-coronel Bouchacourt.

👊🏾🇧🇷

Se quiser ser um GRANDE LÍDER, livre-se dessa narrativa!








Seja honesto consigo mesmo. Pare por um instante de se achar incrível (salvador) e pense se já não houve momentos em que apenas reclamava / sofria (vítima) e momentos em que foi desumano com os outros (perseguidor ou carrasco). 

Entender as variáveis LÍDER e LIDERADOS e como elas se relacionam com a SITUAÇÃO e a TARFEA que será realizada é fundamental para que não caiamos na armadilhas dos estereótipos (salvadores, perseguidores e vítimas).


 O primeiro passo para se tornar um grande líder é o AUTOCONHECIMENTO. Depois precisa parar de acreditar que sua vida é um filme de Hollywood. Trabalhe para formar líderes mais incríveis do que você!


⚠️ O famoso “Líder x Chefe” é um misto de arrogância (o líder incrível sou EU), fuga de responsabilidades (a culpa é do meu chefe ou das circunstâncias) e vitimismo (o mundo é muito injusto comigo).


🎯 Assuma a responsabilidade e LIDERE!

Frases impactantes de ALEXANDRE, o Grande








“No campo de batalha, Alexandre era líder e guerreiro.” - Fernando Goulart 

Ele foi um importante rei da Macedônia, que viveu no século 4 a.C. Em apenas 33 anos de vida, Alexandre, o Grande – também conhecido como Alexandre Magno ou Alexandre III -, formou um enorme império, que ia do sudeste da Europa até a Índia. Por isso, ele é considerado o maior líder militar da Antiguidade.


🎯 Morreu invicto em batalhas e é considerado um dos comandantes militares mais bem sucedidos da história. Durante sua juventude, Alexandre foi orientado pelo filósofo Aristóteles até aos 16 anos.

👊🏾🇧🇷

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...