quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Liderar é um DOM?









Felizmente, já nascemos com o DOM para a liderança. Sim, TODOS nós. Já prestaram atenção nos bebês? Mesmo antes de aprenderem a falar, eles já usam técnicas para se imporem e dominarem o ambiente (incluindo os pais).

 Por isso esse dom deve ser lapidado. Devemos ensiná-los a usar esse poder de dominar os outros para dominarem, primeiramente, a si mesmos.


 Mais tarde, para continuar desenvolvendo essa habilidade, virá a ESCOLHA por liderar. É hora de continuarmos estudando, praticando e, também, ensinando aos outros a desenvolverem a sua própria autoliderança.


⚠️ Dizer que algo é um DOM não significa que alguém já nasça sabendo tudo! Para esse talento inato será necessário ainda um grande esforço. Não existe mágica aqui. “Antigamente acreditava-se que a liderança era inata”. Essa primeira parte está correta. “…e que era um dádiva para poucos”. Essa está incorreta. 


🎯 Pode parecer estranho pensarmos em um dom que todos possuam, mas é porque temos a tendência de não dar valor às coisas que são “pequenas” e comuns: a VIDA também é um dom e todos nós a temos. 


E aí, ainda acredita que liderança não é inata? Me conte aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...