Complementando as etapas:
1️⃣ Fica difícil cobrar algo que não fazemos. Se exigimos isso de nossos líderes, devemos agir da mesma forma, começando na nossa própria casa.
2️⃣ Eles usarão todas as armas que possuem (birra e fofura 😅) para demovê-los dessa prática. Fiquem firmes. À medida que eles forem vendo os próprios resultados, o gosto pela leitura aumenta.
3️⃣ Faixas Etárias;
- Pre-leitor (até 6 anos): aqueles livros fofinhos, com castelos e imagens que saltam das páginas etc.
- Leitor Iniciante (6-8 anos): contos de fadas com mais imagens (início, meio e fim).
- Leitor em Processo (8-10 anos): imagens e textos com frases simples, de comunicação direta e objetiva. Devem conter início, meio e fim
- Leitor Fluente (10-12 anos): É adequado oferecer a esse tipo de leitor histórias com linguagem mais elaborada. As imagens ainda são um elemento forte de atração. Interessam-se por mitos e lendas, policiais, romances e aventuras.
- Leitor Crítico (a partir dos 12/13 anos): Sentimentos como saber, fazer e poder são elementos que permeiam o adolescente. Por isso, devem passar a ler com um PROPÓSITO, mas do que simplesmente pelo prazer da leitura.
4️⃣ Um livro por mês e 5 minutos para apresentarem a resenha. Recomendo que vocês também leiam os livros para ajudá-los a construir o discurso.
5️⃣ No início minha filha não fez a resenha. Já o Jean pegava os resumos na internet. Eu sabia disso tudo e já era esperado que o início fosse assim. Com o tempo eles viram as vantagens deles mesmo fazerem o trabalho.
6️⃣ Depois foi fácil transformar isso nos Domingos Literários. Agora eles mesmos escolhem os próprios livros e se perdem em meio aos livros nas livrarias.
Boa sorte pra todos vocês e fiquem à vontade para tirar dúvidas e me contarem como está funcionando pra vocês. Pode comentar na postagem ou mandar mensagem no Direct.
👊🏾🇧🇷
Nenhum comentário:
Postar um comentário