segunda-feira, 4 de outubro de 2021

O 6º Princípio

 

📚 Essa frase é mencionada no livro “A Arte de Pensar Claramente”, de Rolf Dobelli, com o propósito de ilustrar um viés de comportamento: a ILUSÃO de HABILIDADE. Para simplificar, ela pode ser entendida como a tendência dos líderes de superestimarem a sua importância quando, na verdade, o sucesso da organização é, na maioria das vezes, uma consequência direta das contribuições dos colaboradores e do histórico daquela organização. 


 Para mim, sendo o 6º Princípio, interpreto a frase de outra forma e a forma como a vejo tem a grande vantagem de livrar o líder desse viés de comportamento. Vale para todos os líderes e colaboradores de uma organização. Segundo o 6º Princípio, o “BARCO” refere-se à organização como um todo e cada REMADA contribui para que ele (o barco) realize a jornada e alcance seus objetivos. Deve ficar bem claro que o “BARCO” é o verdadeiro motivo daquelas pessoas estarem reunidas ali e todos devem “REMAR” para que ele cumpra o seu PROPÓSITO. 


🎯 O segredo do sucesso de um Líder está no direcionamento de seus esforços para algo maior do que ele (e fora dele). É esse COMPROMISSO com o barco e com os outros é um dos grandes elementos que fará com que as pessoas embarquem com ele na sua visão de futuro e passem a se sentir parte daquele barco. Ao contrário, a ruína do líder começa quando ele começa a achar que é indispensável, mais importante que o barco e/ou “rema” em prol de seus próprios interesses.  


🎯 Nossa passagem no barco é TEMPORÁRIA e devemos deixá-lo melhor para aqueles que virão depois de nós. 


Somos todos remadores!

👊🏾🇧🇷


Observação: Os 5 princípios anteriores são mencionados em meu livro “Vá para onde a AÇÃO acontece!”, onde:

1️⃣ O primeiro princípio – “Lidere-se!” – foca no autodesenvolvimento do líder;

2️⃣ O segundo – “Menos, porém melhor” – é sobre melhorias de gestão;

3️⃣ O terceiro – “As pessoas em primeiro lugar” – enfatiza a questão da cultura baseada na confiança;

4️⃣ O quarto – “Erros não são fracassos” – é sobre permitirmos não só o nosso próprio amadurecimento, como também de nossos liderados e, consequentemente, de toda a equipe; e 

5️⃣ O quinto e último princípio - “Vá para onde a ação acontece” - vem para integrar e consolidar todos os anteriores (não é à toa que é o título do livro) e mostrar, para os liderados, a propensão do líder para estar ao lado deles nas situações mais difíceis e perigosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...