quinta-feira, 20 de maio de 2021

A Jornada para a Simplicidade

 

Conforme podemos ver no gráfico o nível de aperfeiçoamento passa duas vezes pela simplicidade. Na primeira passada é pela falta de conhecimento - nessa fase o leigo tende a ter uma visão simplista devido à falta de compreensão do todo; na segunda é decorrente da simplificação oriunda da experiência (quando vc finalmente percebe que não precisava ser tão complexo). 

Quando estamos aprendendo algo novo, nos são apresentadas diversas simplificações. Por isso o LEIGO tende a ver soluções rápidas, mas elas são normalmente incompletas. A medida que avançamos no conhecimento a realidade vai se revelando, ou seja, o iniciante percebe que o buraco é mais embaixo. 

No topo do gráfico começamos a acreditar que dominamos todo o processo. Somos a personificação do PAGADOR de MISTÉRIOS.

E em determinado momento, quando saímos do mundo imaginário onde nos achávamos os “humildes sabedores da porra toda” e somos testados no mundo real, conseguimos começar a enxergar, depois de muita porrada, formas de otimizar todo o processo (início da decida do gráfico). Até finalmente chegarmos em algo próximo ao que possa ser chamado de EXPERT.... Mas até os experts ainda têm um chão a percorrer na Jornada da Simplicidade. 

👊🏾🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...