sábado, 3 de dezembro de 2022

Como você emprega os tipos de PODER no dia a dia?









Esses 4 tipos de PODER são apresentados no livro “Fim do Poder”, de Moisés Naím.

Já adianto que não existe um melhor ou um pior, mas sim o uso inteligente de cada tipo, de acordo com o contexto. 


🎯 O 5º tipo que apresentei, embora não conste no livro, foi para mostrar que é possível uma combinação dos tipos de poder.


“Na prática - ou, mais precisamente, no exercício do poder em situações concretas - eles tendem a se fundir e combinar entre si, e raramente aparecem tão bem definidos ou separados; o usual é que se combinem de maneiras muito complexas.” - Moisés Naím


⚠️ E, como líder, nunca se esqueça: 

“Não podemos ordenar que as pessoas se comprometam.” - Jo Owen

👊🏾🇧🇷


 Um pouco mais sobre os 4 tipos puros:

1️⃣ CÓDIGO (Compromisso): Talvez o melhor exemplo sejam os Dez Mandamentos: por meio deles, um poder superior e inquestionado nos diz de modo inequívoco como devemos nos comportar.


2️⃣ MENSAGEM (Persuasão)Conseguem que as pessoas se comportem de certa maneira ao levá-las a ver de forma diferente uma situação que na prática não mudou. 


3️⃣ RECOMPENSA (Incentivo): A oferta de benefícios materiais para induzir comportamentos é talvez o mais comum dos canais por meio dos quais se exerce o poder.


4️⃣ FORÇA (Coerção): Este é o canal mais óbvio e conhecido. A força ou a ameaça de recorrer à força é o instrumento contundente por meio do qual o poder é exercido em certas situações extremas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...