sábado, 17 de setembro de 2022

“Comandante, que cuidados devo ter antes de tomar uma DECISÃO?”








Algumas ESCOLHAS iremos carregar pro resto da vida, então fique ligado nas informações desse post. 

 Gosto do que disse Amy E. Herman: “Apressar-se conduz a erros, e erros retardam muito mais do que ir mais devagar.”


⚠️ Não é incomum sermos pressionados para decidirmos ou agirmos com rapidez, quando, na verdade, o contexto nos permitiria fazer uma análise melhor. Pode ser a compra de um carro, uma casa, um pedido de casamento, o emprego de um meio em combate etc. 


🎯 Ou seja, além do fator “urgência”, devemos considerar os 4 VILÕES da tomada de decisão e, principalmente, o CONTEXTO. 


 Abaixo vou apresentar esses passos, com os “VILÕES” os impactam e como podemos derrotá-los (fiz algumas adaptações):


1️⃣ 1º Passo: LEVANTAR as linhas de ação. A VISÃO ESTREITA fará com que deixemos de ver outras opções. Solução: MULTIPLICARMOS nossas opções.


2️⃣ 2º Passo: ANALISAR as linhas de ação selecionadas. O VIÉS de CONFIRMAÇÃO nos levará a coletar informações de acordo com nossas crenças. Solução: CONFRONTARMOS nossas próprias crenças e ampliarmos a pesquisa, segundo essa nova perspectiva.


3️⃣ 3º Passo: DECIDIR. Grandes possibilidade de sermos tentados por EMOÇÕES IMEDIATAS e, consequentemente, tomarmos a decisão errada. Solução: Nos DISTANCIARMOS um pouco antes de decidir.


4️⃣ 4º Passo: CONVIVER com a decisão. O EXCESSO de CONFIANÇA, além de reforçar os vilões anteriores, pode também nos levar a insistirmos no erro ou a reforçarmos um insucesso. Solução: Um pouco de  HUMILDADE para ouvirmos e levarmos em consideração outras opiniões.

👊🏾🇧🇷


Fonte: “Gente que Resolve”, de de Chip e Dan Heath.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...