“A BUSCA pela Fórmula é a FÓRMULA.” - André Guimarães
Liderar vai muito além do que ficar pagando embuste na internet… Tem que estudar, e MUITO!
✅ Então, é normal desenvolvemos uma fórmula ou maneira ideal para liderar, com base em nossos ESTUDOS, no AMBIENTE e em nossa VIVÊNCIA.
🎯 Mas é apenas uma questão de tempo para que algo aconteça e nos obrigue a revisá-la. Basta uma simples mudança em qualquer uma das 4 variáveis (LÍDER, LIDERADOS, SITUAÇÃO e TAREFA) para que a nossa “fórmula” atual perca a sua efetividade, ou seja, haja queda na QUALIDADE e não atinja mais os RESULTADOS esperados.
✅ Sobre os pontos do meu LIDERÔMETRO:
⚠️ Embora seja a equipe que lhe reconheça como líder, não significa que você deva focar na sua “validação”. Esse é o caminho do fracasso. A validação pela equipe é uma consequência natural dos aspectos que são apresentados nessa postagem.
1️⃣ Em relação ao CUIDADO com as pessoas, haverá situações em que o líder deverá tomar decisões difíceis e que poderão ter impactos diretos na sua equipe. É o que Jocko Willink chama de DICOTOMIA da LIDERANÇA. No caso de situações de combate significa: “zelar pela tropa como se só ela existisse no mundo e, ao mesmo tempo, cumprir a missão. Ou seja, o líder deve tomar decisões, executar planos e implementar estratégias que talvez custem a vida dos homens que ele tanto preza”;
2️⃣ Aquele que se ARRISCA e se SACRIFICA por sua equipe e/ou organização já começa com um voto de confiança, admiração e lealdade de seus homens: “Quem não se expõe, NÃO LIDERA!”
3️⃣ Quanto aos RESULTADOS, é importante considerar que, atualmente, não basta apenas fixar metas, é preciso saber explicar o contexto e os propósitos, visando motivar a equipe para a busca de melhores resultados.
🗣 Por fim, algumas pessoas insistem em dizer que a fórmula não existe.
🎯 Mas eu sigo buscando desenvolvê-la. Isso me mantém ativo no jogo e sempre um passo a frente dos que pensam tê-la encontrado ou dos que desistiram de procurá-la.
👊🏾🇧🇷
Nenhum comentário:
Postar um comentário