sábado, 30 de julho de 2022

"Comandante, que aspectos impactam negativamente no trabalho em equipe?"








Esse tema é tão importante que merece uma ampliação:

1️⃣ A primeira disfunção é a FALTA de CONFIANÇA entre os membros da equipe. Em essência, isso vem da falta de vontade de cada um de se mostrar vulnerável dentro do grupo. Os membros da equipe que não se abrem com os outros sobre seus erros e fraquezas impossibilitam a criação de uma base de confiança. 


2️⃣ Essa incapacidade de criar confiança é prejudicial, pois cria um ambiente propício para a segunda disfunção: MEDO de CONFLITOS. Os membros da equipe que não confiam uns nos outros são incapazes de promover debates acalorados em que não se meçam palavras. Em vez disso, apelam para discussões veladas e comentários reservados. 


3️⃣ A falta de conflitos saudáveis é um problema porque forma a base para a terceira disfunção: FALTA de COMPROMETIMENTO. Como não expressam suas opiniões em debates abertos e acalorados, os membros da equipe raramente ou nunca aceitam as decisões tomadas nem se comprometem com elas, embora finjam concordar com elas nas reuniões. 


4️⃣ Por causa dessa falta de comprometimento e de concordância, os membros da equipe tendem a EVITAR RESPONSABILIZAR os OUTROS, a quarta disfunção. Como não se comprometem com um plano de ação claro, até as pessoas mais focadas e motivadas costumam hesitar em chamar a atenção de seus colegas em relação a atitudes e comportamentos que sejam contraproducentes para o sucesso da equipe. 


5️⃣ Uma vez que não apontam as responsabilidades uns dos outros, os membros da equipe criam um ambiente propício para a quinta disfunção. A FALTA de ATENÇÃO aos RESULTADOS ocorre quando os funcionários colocam suas necessidades individuais (como ego, sucesso na carreira ou reconhecimento), ou mesmo as necessidades de seus departamentos, acima dos objetivos coletivos da equipe.


Fonte: “Os 5 desafios das equipes”, de Patrick Lencioni.

👊🏾🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...