quarta-feira, 22 de junho de 2022

As 4 Gerações da Guerra








ATRITO x MANOBRA:

1️⃣ O efeito desejado da Guerra de Atrito é a progressiva destruição física do inimigo, tanto pessoal quanto material (como se fosse um jogo de DAMAS).


2️⃣ A Guerra de Manobra, em vez de procurar a “força” do inimigo para ser engajada em uma batalha decisiva, tem como ponto de partida a evitação da “força” do inimigo, seguida da aplicação de uma superioridade relativa sobre uma presumida fraqueza, que pode ser física ou psicológica, técnica ou organizacional (como se fosse um jogo de XADREZ).


3️⃣ Ainda assim, no que se refere aos estilos ATRITO e MANOBRA, embora haja diferenças significativas, ambos estão presentes em vários graus durante os conflitos, complementando-se para atingir o resultado esperado.

—————————————————

“Em dias de paz, o soldado executa manobras, lança obras de terraplenagem sem inimigo à vista, e se exercita, a fim de se tornar indiferente à labuta inevitável. Se você não quer que um homem recue quando a crise chegar, treine-o antes que ela chegue.” - Sêneca.

👊🏾🇧🇷


Para quem quiser se aprofundar no tema, recomendo a obra “A guerra na era da informação”, de Alessandro Visacro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...