terça-feira, 22 de março de 2022

O 4º “C” da Liderança: CONFIANÇA










Se você não tem confiança, não tem NADA!

A confiança envolve riscos. Por isso, confiar é uma ESCOLHA. Esses riscos fazem parte do processo de liderança, mas devemos avaliar os riscos que iremos assumir.


Ela é conquistada quando SERVIMOS e CUIDAMOS das pessoas, quando nos SACRIFICAMOS, quando nos ARRISCAMOS e quando produzimos bons RESULTADOS. 


“Confie, mas CONFIRME.”

 É fácil entender. Imagine que você vá contratar um especialista para lhe prestar algum serviço importante (e caro). A dúvida que vem a nossa mente é bastante óbvia: “Posso confiar nele?” Você deve fazer um teste de credibilidade por meio de duas perguntas muito simples:


1️⃣ Ele é de fato um ESPECIALISTA? Ou seja, ele é competente? Possui conhecimento, experiência e a atitude correta para realizar a tarefa? Possui um bom histórico de resultados?


2️⃣ Ele é HONESTO? Ou seja, o que podemos dizer sobre o seu caráter? Não são raros os casos de pessoas que são enganadas por especialistas mal intencionados.


 Quando passamos pela revista nos aeroportos não significa que não somos confiáveis, mas como sabemos que existem pessoas com más intenções e o risco envolvido é muito alto, o rigor nos procedimentos nos passa a segurança necessária para que possamos viajar tranquilos.

👊🏾🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...