segunda-feira, 14 de março de 2022

Comandante, quem é a melhor pessoa para ensinar liderança?










Ficamos tão viciados em grandes EVENTOS ou em ter muitos seguidores que nos esquecemos que a liderança é aprendida no dia a dia dos relacionamentos entre líderes e liderados. Gosto de dividir esse aprendizado em 3 blocos (deve haver um alinhamento entre eles):

1️⃣ FALAR: essa é a parte fácil. Falamos o que seria o óbvio para se liderar. Qualquer pessoa pode falar por horas sobre como seria uma liderança ideal.


2️⃣ FAZER: agora é o momento de alinhar as AÇÕES com as coisas incríveis que foram ditas. Como os líderes agem, no dia a dia, quando é o (…) deles que está na reta? Como eles servem à sua organização e aos seus liderados? O quanto ele se sacrifica para obter melhores resultados? Ele trabalha para formar novos líderes? 


3️⃣ OUVIR: essa é a parte mais difícil. E quanto mais o líder conhece o assunto da sua área de atuação, menos ele tende a ouvir. Ouvir com atenção é extremamente difícil, principalmente quando se trata de um assunto delicado, como um feedback dos pontos que esse líder precisaria melhorar.


🎯 Cursos, palestras, workshops, seminários, dentre outros, são muito importantes, mas não têm o alcance dos relacionamentos construídos no dia a dia. O estudo é fundamental para complementar a nossa experiência, mas não supera a PRÁTICA. 

👊🏾🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...