✅ Por medo das consequências dos prováveis erros, aumentam-se os CONTROLES, ou seja, surgem mais normas e burocracias. Na sequência, torna-se mais seguro NÃO FAZER NADA, ou seja, a inação.
✅ Podemos citar outra grande consequência: o aumento de TENSÃO e, em seguida, o ESTRESSE… e lá se foi o bom Clima Organizacional.
✅ Toda organização possui normas, é lógico, mas, sem que percebamos, à medida que o tempo passa o número de normas aumenta, ou seja, aumenta-se o grau de controle. E quando o CONTROLE aumenta, a CONFIANÇA diminui (são grandezas inversamente proporcionais).
🎯 O papel dos líderes é eliminar as “forcas” para que possa criar um espaço onde as pessoas podem dizer, de maneira respeitosa, o que pensam. O medo de errar também é um grande limitador, pois a tendência natural é a INAÇÃO. Como costumo dizer: ERRO zero = ZERO AÇÃO!
🎖 Aos mais corajosos, já adianto que adotar uma CULTURA baseada na CONFIANÇA não será fácil. As pessoas, no início, não vão acreditar e vão te tachar de ingênuo. Mas eu garanto que se você for até o final (e não ceder no primeiro erro da sua equipe), vai valer a pena.
👊🏾🇧🇷
Nenhum comentário:
Postar um comentário