quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

A Lenda da FORCA!



Ignorar as consequências dessa lenda pode significar a “MORTE” da LIDERANÇA.

 Por medo das consequências dos prováveis erros, aumentam-se os CONTROLES, ou seja, surgem mais normas e burocracias. Na sequência, torna-se mais seguro NÃO FAZER NADA, ou seja, a inação. 


 Podemos citar outra grande consequência: o aumento de TENSÃO e, em seguida, o ESTRESSE… e lá se foi o bom Clima Organizacional. 


 Toda organização possui normas, é lógico, mas, sem que percebamos, à medida que o tempo passa o número de normas aumenta, ou seja, aumenta-se o grau de controle. E quando o CONTROLE aumenta, a CONFIANÇA diminui (são grandezas inversamente proporcionais). 


🎯 O papel dos líderes é eliminar as “forcas” para que possa criar um espaço onde as pessoas podem dizer, de maneira respeitosa, o que pensam. O medo de errar também é um grande limitador, pois a tendência natural é a INAÇÃO. Como costumo dizer: ERRO zero = ZERO AÇÃO!


🎖 Aos mais corajosos, já adianto que adotar uma CULTURA baseada na CONFIANÇA não será fácil. As pessoas, no início, não vão acreditar e vão te tachar de ingênuo. Mas eu garanto que se você for até o final (e não ceder no primeiro erro da sua equipe), vai valer a pena. 

👊🏾🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...