quinta-feira, 3 de junho de 2021

Por que um civil / empresário deveria seguir o perfil de um militar?

Diariamente, recebo mensagens de amigos que me dizem para diversificar minhas postagens para pessoas do mundo corporativo, pois já perceberam que meu conteúdos poderiam ajuda-las. Já adianto que sou extremamente grato por essas mensagens pois elas que vão me ajudando a melhorar ainda mais a minha mensagem… até vídeos já tô fazendo: https://youtu.be/JjRDBwroDi4

Mas a grande verdade é que o que eu sei é ser militar. No meu livro falo de 5 princípios que adoto na minha vida pessoal e profissional, mas existe um sexto princípio que sempre esteve presente. Dá pra escrever um livro inteiro sobre ele: “O sexto princípio - Não tente consertar o que não conhece”.  Eu não tenho experiências práticas do mundo corporativo, embora já tenha estudado muito sobre isso e saiba que meu conhecimento e experiências da vida militar podem ser um grande diferencial para os empresários.

Mas então, porque alguém do mundo civil, deveria ouvir o que tem a dizer alguém do mundo militar?

As pessoas leem “A Arte da Guerra” de Sun Tzu e tem até algumas versões adaptadas para o mundo corporativo. Eu também bebo na fonte do mundo empresarial e de outras linhas de pesquisa pra potencializar meu desempenho no mundo militar. Tem excelentes autores que são Pastores e muito do que venho empregando nos últimos anos tiveram uma grande evolução quando expandi meus horizontes e passei a ler autores de outras áreas.



Outro exemplo é termo VUCA, que traduzido para o português se torna VICA: VICA é um acrônimo que surgiu no vocabulário militar americano na década de 90 para traduzir os cenários instáveis e muitas vezes complexos dos campos de batalha. Basicamente, após a Guerra Fria, houve a percepção de que o mundo poderia ser caracterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (VICA):


VOLATILIDADE – tudo muda o tempo todo com uma velocidade absurdamente grande;

INCERTEZA – falta de previsibilidade; os gurus ficam na onça. 

COMPLEXIDADE – o mundo está cada vez mais contraditório, nem tudo é tão simples quanto parece e está cada vez mais difícil explicar o mundo de forma linear.

AMBIGUIDADE – o que vemos hoje são inúmeras interpretações para muitas coisas, vários sentidos para uma mesma questão

A intensificação do conceito VICA veio em 2001 quando ocorreram os ataques terroristas de 11 de setembro. A partir daí fica mais fácil entender como ele migrou do âmbito militar para o empresarial: Organizações de todos os segmentos enfrentam grandes dificuldades todos os dias tentando fazer frente aos desafios impostos por um mercado pautado pela concorrência agressiva e por incertezas.

Então essa é a minha mensagem, não falo sobre o que não conheço e não vou adaptar a minha linguagem enquanto não tiver uma experiência real no chão da fábrica empresarial. 


Cabe a vocês que são do mundo corporativo abrirem a sua mente e ao invés de estudarem as mesmices que todos os empresários estão estudando, buscarem o conhecimento em outras fontes. Um conceito básico do mundo militar pode ser a peça que faltava para a grande inovação que vai te destacar no mercado de trabalho.


Mande esse vídeo pro seu amigo que deixa de obter um conhecimento que pode ser o diferencial na vida dela só porque o perfil é de um militar. 


Conhecimento não tem CPF… quem tem CPF é o nosso ego. Forte Abraço 

https://youtu.be/JjRDBwroDi4



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...