segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

4 Passos para formar NOVOS LÍDERES








Como sempre digo aqui, liderar é SIMPLES. A grande maioria fracassa na EXECUÇÃO, quando é o deles que está na reta. 

Mas lembre-se que “só ERRA quem FAZ!”


Passo 1: COMPETÊNCIA (Nível 0)

O primeiro passo, então, é separar quem quer de quem não quer. Quem quer passa para o próximo nível. Com quem não quer, você decide o que vai fazer, afinal, o negócio é seu. 


Nesse primeiro momento vamos identificar os PONTOS FORTES e fracos de nossos liderados. Todo o trabalho a partir de agora será a partir dos pontos fortes. Alguns pontos fracos, naturalmente, terão que ser melhorados para que tenham sucesso nos próximos passos, mas não perca tempo querendo criar um líder perfeito, pois isso não existe. “O melhor líder é o que se encaixa no CONTEXTO.” Jo Owen


Passo 2: DESAFIO

Veja como REAGEM diante de atividades de elevada dificuldade; como coordenam com outras pessoas para que alcancem (ou superem) os resultados esperados; e como vão lidar com as frustrações e com o sucesso.


Passo 3: EXPOSIÇÃO

Aqui vemos a importância dos eventos onde os colaboradores são convidados a fazerem pequenas palestras e depois a responderem a perguntas em um debate.


Passo 4: AUTONOMIA

Dê a eles tarefas que demandem trabalho de equipe e veja como se saem. 


Se você é o liderado, lembre-se: “Encare tudo como um teste, aprenda o máximo possível e diga a que veio.” 👊🏾🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...