sábado, 23 de outubro de 2021

Os Impactos do Microgerenciamento na Liderança


Para alguns chefes pode significar busca por excelência, mas a mensagem que é passada para baixo é: FALTA de CONFIANÇA.
 

 A confiança é uma via de mão dupla. Se não há confiança de cima para baixo, certamente não haverá de baixo pra cima. COMECE com VOCÊ! Ofereça confiança. Confie na preparação e na seleção das pessoas para as funções as quais foram designadas. Coloque-as a frente dos processos (não o contrário). Dê autonomia a elas. Se não atenderem às expectativas, dê a elas feedbacks honestos e específicos. Quando errarem, oriente-as para as oportunidades de melhoria. Se houver negligência, imprudência ou imperícia, dê a punição adequada, ou seja, com pleno conhecimento de causa, isenção de ânimo e equidade.


🎯 Por fim, a frase pode soar como uma crítica aos Gestores, mas também deve servir como ALERTA sobre à CREDIBILIDADE do subordinado, perante seus superiores. Será que seu chefe é controlador / inseguro ou será que falta a você a competência necessária para desempenhar suas atividades? A melhor forma de matar essa charada é fornecendo ou solicitando feedbacks. 


 A exceção, no caso do microgerenciamento, se dá nos casos em que, na avaliação do gestor ou de seus superiores, os RISCOS envolvidos são muito altos, demandando, assim, uma atenção especial com os detalhes e uma maior proximidade com os fatos (mais deixe isso sempre claro).


⚠️ Ah sim, lembre-se: Sem confiança NÃO há liderança!

👊🏾🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quanto você acha que sabe sobre liderança?

De acordo com o que agora é conhecido como efeito Dunning-Kruger, é nos momentos em que nos falta competência que é mais provável transborda...